26 de abril de 2009

Término

Quadratum infoditur firmissima tessera saxum,
Stat cirrata super pectore imago tenus,
Et sese nulli profitetur cedere: talis
Terminus est, homines qui scopus unus agit.
Est immota dies, praefixaque tempora fatis,
Deque ferunt primis ultima iudicium


ALCIATI, 1531: Emblema CLVIII.
“Uma coluna de prisma invertido é fixada no chão, um bloco sólido; sobre ela o busto de um homem com cabelos de caracóis, que proclama não ceder a ninguém. Tal é Término; o fim da trilha para todos. A data é fixa, determinado o tempo e os destinos, os últimos dias permitem o julgamento do primeiro.” Livre tradução.

Pintura e poesia no Renascimento

No Renascimento, a pintura tinha forte componente da retórica e era mesmo equiparada a ela. Admitindo que a doutrina pictórica renascentista estivesse imbuída claramente de retórica; isso não significa que o vínculo entre pintura e arte oratória tivesse sido estabelecido à margem da poética . Como acontece com as artes em geral e pela poética em particular, a doutrina pictórica fica impregnada da estruturação e da terminologia retóricas, mas nesse fato não se deve ver aproximação entre duas atividades que se afastam nos objetivos e nas metodologias. Assim, segundo esse pensamento, o tópico horaciano ut pictura poesis não pode ser estendido em sentido completamente lato.

"Que obra de arte é o homem: tão nobre no raciocínio;
tão vário na capacidade; em forma e movimento,
tão preciso e admirável, na ação é como um anjo;
no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo;
o exemplo dos animais.”

Fragmentos de renascença:
Afresco de Michelangelo & Hamlet, de Shakespeare.

25 de abril de 2009

Plágio


Nos últimos tempos tenho me deparado com a apropriação de meus textos. Vaidade minha ou o que for, sou levado a crer que veem neles algum valor. Valor que, se existe, nunca foi transformado em cifras, pois não ganho pelo que escrevo ou publico.

Vou exemplificar.

Vejam como um senhor se apropriou de meu texto, parte do qual está na descrição da comunidade Revisores, parte integra o blog da minha Editora Keimelion.
Meu texto:

A necessidade de revisão:

Todo trabalho escrito, uma vez concluído, deve ser submetido a um revisor que não tenha interferido em nenhuma etapa de sua produção.
O autor, devido a sua familiaridade com o assunto e proximidade ao texto, quase sempre comete lapsos e equívocos que ele próprio não identifica em sucessivas leituras de seu trabalho.
Mesmo os orientadores acadêmicos formalmente responsáveis pelo acompanhamento da produção, pelos mesmos motivos anteriores, estão sujeitos a tais enganos e lapsos.

O texto apropriado (com modificações):
Todo trabalho acadêmico, após concluído, deve ser submetido a uma revisão.
Para essa revisão é necessário a intervenção de alguém que não tenha interferido em nenhuma etapa de sua produção.
O(s) autor(es), devido a sua familiaridade com o assunto e proximidade ao texto, quase sempre comete(m) lapsos e equívocos que ele(s) próprio(s) não identifica(m), mesmo após as sucessivas leituras de seu trabalho. (E segue...)

Clique na imagem e amplie:

O artista: Armando Silvestre - quem tiver Orkut pode ver lá... E ele ainda se intitula DOUTOR - imaginem a tese, se até no perfil do Orkut a figura comete plágio...
O texto em questão é fragmento do meu Manual para redação acadêmica. Amplamente publicado e de grande visibilidade.

Se eu fosse me descabelar a cada plágio...


Por exemplo, meu artigo: O Brasil na nova ordem política e social.
Este artigo eu escrevi quando lecionei num curso de pós, foi produto da matéria lecionada. É muito lido e até citado por aí.

Eu o publiquei em: Scribd, Jus Navigandi e em mais dois ou três lugares.

Mas está plagiado em: Net Saber Apostilas (péssima cópia, toda desconfigurada) e em Fonte do Saber: nesse último omitiram todas as notas e bibliografia; o texto teria saído do nada! Observem que os plagiadores apresentam o texto igualzinho, só omitem meu nome. É um artigo de certo fôlego, mas está por aí, ao deus-dará...


23 de abril de 2009

Lula é o cara!!


Claro que essa expressão foi uma tradução livre do comentário do Obama; mas o que estaria na imaginação do tradutor? Teria sido traído por alguma armadilha psicológica?
Do meu amigo e pai, o dicionário Houaiss:
CARA
substantivo masculino: indivíduo qualquer; sujeito, pessoa
Derivação: sentido figurado: falta de vergonha; atrevimento, ousadia, descaramento
Ou pelas expressões:
cara de contra-anúncio: Regionalismo: Portugal. Uso: informal. cara tristonha, que expressa desapontamento
cara de tacho: Uso: informal: expressão de rosto encabulada ou aturdida, diante de fato inesperado e/ou desagradável.
cara dura: rosto sem expressão, que não demonstra nenhum sinal de emoção
Sintam-se a gosto para entender qual é a cara ou o cara que nos preside a republiqueta em que vivemos.

21 de abril em Ouro Preto

Museu da Corrupção

OS SENHORES SENADORES E AS SENHORAS SENADORAS DEVERIAM SUGERIR AO GOVERNO QUE CONSTRUISSE O MUSEU DA CORRUPÇÃO NAS PROXIMIDADES DA PRAÇA DOS TRÊS PODERES, PARA QUE SERVISSE DE NORTE PARA OS CORRUPTOS E CORRUPTORES, QUE AO MIRÁ-LO DESISTIRIAM DE COMETER O DELITO DE LESA-PÁTRIA, QUANDO AGEM À SORRELFA PARA USUFRUIREM, INDEVIDAMENTE, DO ERÁRIO.


AMIGAS E AMIGOS,
O Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo inaugura hoje (capa e páginas 6 e 7) o Museu da Corrupção,
que pode e deve ser visitado no endereço
O projeto visual é do arquiteto Rodrigues de Araújo Moreira e remete ao Louvre, com uma "citação" à famosa pirâmide de vidro.
Os organizadores, planejadores, pesquisadores e realizadores do Museu da Corrupção admitem que esse "costume" que hoje permeia nosso tecido social chegou aqui a bordo das caravelas de Cabral e continua, aperfeiçoando-se a cada dia. É, portanto, obra aberta e em permanente construção.
Recomendo que o percorram sem muita pressa e depois, se acharem que valeu a pena, repassem o endereço para seus amigos.
Visitar o Museu da Corrupção é a forma de preservar a memória do que vivemos, esquecer é entregar a rapadura.



16 de abril de 2009

O Brasil na nova ordem política e social


A inserção do Brasil na "nova ordem" mundial está inexoravelmente condicionada à adequação das instituições nacionais às demandas do mercado global.
O Brasil na nova ordem política e social
A afirmativa acima pode e deve ser estendida tão amplamente quanto possível, relativizada em todos os sentidos e problematizada extensivamente: em primeiro lugar, inserir o Brasil na "nova ordem".

Este artigo é produto de um curso ministrado no CEPEDERH / UNA (Cetro de Preparação de Recursos Humanos / União de Negócios e Administração) como Professor-Visitante no Curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial; o artigo não sofreu modificações substanciais depois de redigido.



Articulando

Coletânea de artigos. O artigo acima e outros mais estão publicados no livro Articulando, excelente sugestão para entretenimento ou presente. Alguns são artigos leves, outros bem mais profundos. Alguns têm origem em trabalhos acadêmicos e foram simplificados para essa edição, estando disponíveis inclusive pela internet, suas versões completas e anotadas. Há artigos bem recentes e outros de mais de dez anos. Clique nos links o no livro para adquirir.

Aviso aos navegantes, GOLPE DO EMPREGO!!!

Extratos de uma discussão no grupo
do site:

[Mark De Mello - Business & Real Estate Consultant at Capital Realty Participações Ltda. Director & board advisor Cia Minas da Passage]:
Ontem fui procurado por uma Srª Cristina de uma empresa de RH de São Paulo, dizendo que o meu CV tinha sido selecionado pelo seu cliente para um cargo de diretoria administrativa financeira e que gostaria de marcar uma entrevista, caso eu estivesse interessado. Quando perguntei seu sobrenome e o nome da empresa e telefones, ela disse que se chamava Cristina Mello (meu sobrenome) e a empresa Carreira RH. Perguntei quem remunerava seu trabalho? Ela disse que tudo era por conta da empresa contratante.Depois perguntei se os custos de passagen eram reembolsáveis, visto que a entrevista era em SP e que eu, moro no RJ; Cristina disse que só o candidato escolhido teria as despesas pagas! Prossegui e ela quis marcar para hoje às 10:00hs, lá em Moema, perto do SC Ibirapuera, quase esquina com Bandeirantes, na Alameda dos Jurupis nº 1940(2507.7666/2507.0666).Como eu estava com o dia atribulado por compromissos, e a ligação foi para o meu celular, aceitei marcar para as 12:00 m SP. Depois, com calma durante o dia, e já que não havia recebido email de confirmação liguei novamente para me certificar do nome da empresa e referências, a atendente disse que a empresa se chamava CAREER PLANNING RH LTDA (www.careerplanning.com.br), mas a informação da telelistas era diferente, daí foi só fazer uma busca para descobrir as inúmeras reclamações contra a empresa, que também opera como GLOBAL TREND CONSULTING (www.globaltrendconsulting.com). Vejam as informações genéricas nas duas home pages e com referências ainda mais genéricas, mas o mesmo telefone. Nas buscas na internet, são vários posts de queixas e existem inclusive black list publicados. CUIDADO, mesmo sendo experiente você pode cair no golpe por estar ocupado ou ansioso por uma oportunidade, não se esqueça que o golpista do outro lado da linha já tem um roteiro preparado. Segue listagem que apurei nas buscas.
O site do PROCON SP eh: www.procon.sp.gov.br
// AS EMPRESAS DENUNCIADAS: // AG5 ASSES EMPRES EM GEST.NEGOCIOS // Alc RH (São Paulo) // ALIANÇA // ALPHABRAS // ALPHALASER (S. Jose Campos) - VICE-CAMPEÃ DE GOLPES // ALVO (Campinas) // BRM (São Paulo) // BTZ // BUSINESS NETWORK // Climb (São Paulo) // CORPORAT RH // Daniel Fiúza // Definity RH (São Paulo) // DOW RIGHT (São Paulo) - CAMPEÃ DE GOLPES // Embra Rh // FAN (São Paulo) // Gate Work & JR Consultoria // GERDI // GRUPO MONTEIRO (São Paulo) // Grupo Tal (São Paulo) // GRUPO TOWSEND (São Paulo) // HCO (S.J. CAMPOS) // Hunting Consult // JERDI RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL // L&B CONSULTORIA // LEGACY RECURSOS HUMANOS // LINK WORK (São Paulo) // LLRH (PARUZIAH) (São Paulo) // Marka (Santo André) // MATRIZ RH // OMNI // Othon Hunting // Performance (São Paulo) // PORTO CONSULTORES // Prime (São Paulo) // PRISMA AGENCIA DE RECURSOS HUMANOS (São Paulo) // PRISMA CONSULTORIA (São Paulo) // Private RH // QUALITY // Ramos Vieira (São Paulo) // RIP (Campinas e Indaiatuba) // SOLUTION RH // Stc-rede // TALENT. // TALENTO CONSULTORIA // Thousand // // Connection RH // Marca RH // Connection // HCO ( S J dos Campos ) // World Life // Gate Work // Trabalhe RH // Interview // Grupo Towsend // Alvo RH // E-Log // Keepers // Grupo Alfa // RH Sul ( Curitiba ) // Seleção RH // Winners // FAN ABC // MG Recursos Humanos // Grupo Prime // Definity Recursos Humanos // Serpa RH ( Curitiba )

As empresas sérias de RH e suas associações deveriam agir na justiça contra estas fraudes.

[Paulo Cesar do Nascimento - Business Unit Manager]:
Cada vez mais, no período em que estamos vivendo, de total descaso com ética, integridade, honestidade, devemos ficar de olhos bem aberto e conter a ansiedade com relação aos picaretas que tentam literalmente "vender" lenços aos que choram. O problema é que os lenços à venda, não existem.

[Myriam Teodoro - Advogada en Miriam Teodoro Advocacia S.C.]:
É interessante que as pessoas fiquem informadas a respeito disso e é uma vergonha existir esse tipo de golpe, que além de causar possíveis danos materiais a quem acredita, também causa dano morais, pois humilha quem está a procura de um trabalho sério.
O Ministério Público deveria estar mais atento a isso!
Só uma coisa, eu tenho um perfil profissional analisado pelo site Talent, que inclusive é vinculado ao site www.vagas.com.br. Até hoje não tive qualquer problema e inclusive gostei do trabalho deles, mas ficarei atenta!

[Publio Athayde - Sócio-Diretor at Editora Keimelion]
Já tentaram me aplicar um golpe do gênero. Era muito bem armada a arapuca. Eu vivo em Belo Horizonte e me ligam chamando para uma entrevista em São Paulo no dia seguinte. Por coincidência, eu estava com passagem marcada para SP na manhã seguinte, com compromisso agendado para o meio da tarde; teria a manhã livre e não e hesitei em aceitar a entrevista que me propunham, para a manhã. Fui. Propunham-me um cargo em minha área em "uma empresa automobilística de Belo Horizonte (será que eles não sabiam que a única é a Fiat?). Depois de um sumário "processo seletivo" pediram-me o cartão de crédito para laçar honorários! De quê? Serviços prestados... Perguntei se os havia contratado, eles me apresentaram então um contrato de serviços que me prestariam, absolutamente sem nenhuma relação com a vaga hipotética. Não os contratei, não paguei nada, gozei bastante a cara deles que perderam um tempão comigo. Não paguei pra ver. Vi e me diverti. As armadilhas do gênero são muitas, se eu estivesse tenso, se estivesse eclipsado pelos valores que me ofereciam, se eu fosse ingênuo teriam me arrancado dinheiro. Não me lembro do nome da quadrilha. Mas tem a Catho, anunciando a toda na internet: tantos dias de graça para divulgação de currículos... Pedem o número do cartão da pessoa e depois não há meio de desativar a coisa. Uma vez experimentei com eles, forneci o número de um cartão expirado, depois tentei cancelar, no prazo, mas foi virtualmente impossível - em contrapartida eles tentaram cobrar do cartão sem validade.
São muitas as armadilhas e os desavisados. Avisemo-los!

Do fundo do baú

Informações de trabalho

Faço muitas coisas diferentes, o que pode ser uma maneira delicada de dizer que não faço nada, ou que nada do que faço presta. Analiso ofertas de emprego com preferência sobre as ofertas de trabalho.

Mas o que tenho feito ultimamente, com bastante seriedade e alguma competência, é o trabalho de revisão e apoio à produção de textos acadêmicos, literários e publicações em geral.

Isso é o que resta de minha primeira página na internet, publicada em 2001. Aqui está o link para ela, ainda existem resquícios - mas não todas as imagens, fundos...

Este é o rumo onde estão as velharias na rede:

15 de abril de 2009

Comida boa...


PENNE RIGATE AL RICUPERO
Penne al dente com rúculas cortadas finas, cruas; intercalar com camenbert ralado, em boa quantidade.Gratinar.
Merlot acompanha bem.
====================
SALADA PRO RICK
Molho de iogurte com salsa batida a mão. Cozinhar ligeiramente uns camarões em Semillon; montar sobre acelga com algumas batatas cozidas, nozes picadas e regar com o molho.
Bebemos com Chenin Blanc.
========================
ENGODO DE QUIABO
Não leva quiabo, mas macarrão cortado como o tal. Apenas cozinhe-o comm'il faut e sirva com três molhos adjacentes: o mesmo da receita anterior; outro de requeijão fundido com azeitonas; o último de páprica doce, alho e creme de leite.
Servi com Pinot Noir.
====================
RAVIOLI DA NOITE
Faça o ravioli médio, recheados de surubi desfiado e aromas sutis; sirva dois ou três em pratos aquecidos e cobertos por uma teia de dois molhos aplicados com bico de confeito: um negro, de creme de tinta de lulas, outro amarelo, de queijo fundido, urucum e páprica picante.
Sugiro Beaujolais Nouveau.
=======================
LAPIN AU CHOCOLAT
O chocolate‚ amargo, o bastante para evolver tudo; derretê-lo com amêndoas picadas de modo a ser o suficiente para cobrir todas as peças de carne assadas ou cozida com tempero sutil; acompanha arroz com brócolis.
O vinho é Cabernet Franc.
========================

Investigação estética

A investigação estética, investigação pela produção e para a produção, assim como a investigação pelo conhecimento, têm a característica de que, concluída a etapa, ela já pode ser reiniciada, pois se não tiver sido trilhado o caminho do conhecimento do que fazer, certamente já se terá progredido em alguns passos na direção contrária do que não se fazer.

Nadir Afonso - Logótipo da Cidade de Chaves

"A investigação estética de Nadir Afonso mostra-nos como, a partir de composições simples com formas elementares da geometria, se criam tensões matemáticas que chamam a si outras formas, as quais funcionam por sua vez como pedra de fecho da composição." (O Essencial sobre o Mestre Nadir Afonso)



Articulando

Coletânea de artigos. O artigo acima e outros mais estão publicados no livro Articulando, excelente sugestão para entretenimento ou presente. Alguns são artigos leves, outros bem mais profundos. Alguns têm origem em trabalhos acadêmicos e foram simplificados para essa edição, estando disponíveis inclusive pela internet, suas versões completas e anotadas. Há artigos bem recentes e outros de mais de dez anos. Clique nos links o no livro para adquirir.

Insultar



Isso de insultar é uma coisa engraçada, de duas, uma: ou dizem da gente o que a gente é - e não se acrescentou nada - ou dizem da gente o que a gente não é - e se incorre em erro! Insultos só funcionam quando a pessoa quer ocultar o que é ou fingir o que não é. Quem é transparente é vacinado contra insultos. Mas quem insulta, ou tem medo de ser o que diz do outro, ou de não ser o que o outro é.


Pesquisando, achei em Ah! Um bom insulto alguns insultos que achei interessantes. Vejam:
  • Uma língua afiada não significa que você tenha uma mente interessante.
  • Você é mesmo estúpido assim ou está fazendo um grande esforço hoje
  • Cérebro não é tudo. No seu caso, ele não é nada.
  • Não deixe sua mente vagar - ela é muito pequena para ficar por sua conta
  • Ele não conhece o significado de medo, mas, também, não conhecia o significado da maioria das palavras
  • Não sei o que o faz tão burro, mas funciona.
  • Não acho que você seja tão estúpido. Mas o que quer dizer minha opinião diante de milhares de outras.
  • Hei, amigo, que bela camisa. Qual sua grife? Liquidação?
  • Se eu fosse tão feio quanto você, usaria uma máscara.
  • Você é realmente uma pessoa ou um alienígena?
  • Eu existo porque Deus gosta de coisas belas e raras. Você, bem, porque Deus tem sentido de humor.
  • Sua mãe é tão feia que quando tentou entrar em um concurso de feiura, eles disseram: Desculpe, não aceitamos profissionais.

Leitura obrigatória neste blog: Orientação sexual, opção ou condição? - Sonhos e estado de direito - Diferenças entre historiadores e jornalistas
Leia também no Blog da Keimelion: O revisor e o texto - Manual Keimelion 2010 - Quem sabe revisar? - Revisor de textos

Fugacidade da pesquisa estética

Na fugacidade da pesquisa estética, apesar do esquema flagrantemente aristotélico da retórica e seus desdobramentos, pela ambiguidade e polissemia dos instrumentos verbais e não verbais das obras que forem objeto direto da Mimese , dos quais são extraídos os topoi , o referencial resta mais alicerçado no pensamento platônico.

pevsner: spirit


Articulando

Coletânea de artigos. O artigo acima e outros mais estão publicados no livro Articulando, excelente sugestão para entretenimento ou presente. Alguns são artigos leves, outros bem mais profundos. Alguns têm origem em trabalhos acadêmicos e foram simplificados para essa edição, estando disponíveis inclusive pela internet, suas versões completas e anotadas. Há artigos bem recentes e outros de mais de dez anos. Clique nos links o no livro para adquirir.

14 de abril de 2009

Revisores Red Carpet Now


Uma comunidade virtual é obra coletiva. Textos e ideias dos mais variados matizes partilhados na rede. Como qualquer grupo social, as comunidades estão propensas a distúrbios, adesões ou defecções, querelas, fofocas e competição.
Apresento aos meu leitores essa comuna do Orkut que eu integro, na qual me divirto e aprendo.


Se você é revisor e NÃO faz questão de usar a net para falar de revisão, mas gosta de estar entre iguais para lembrar-se da própria frustração, ENTRE nesta comunidade.

Se está cansado de ser molestado por editores, desrespeitado por jornalistas e estuprado por publicitários, ACORDE, a culpa é toda sua, e nos divertiremos com isso.

Esta comuna servirá de terapia de choque para revisores sensíveis, jecas e joselitos, preparando-os, enfim, para o baile de formatura

ADENDOS OPORTUNOS:

Qualquer comparação entre o revisor e o goleiro de futebol será encarada como um chute no saco. Como diz Regina: Não fode, Gabriela!

Vai falar latim na casa do cachorro.

Para qualquer dúvida sobre crase, a resposta é sim, SOCA!

Se disser que nutre sentimento de adoração ou amor por esta profissão, prepara-se para quando descobrir o sexo.

Fakes são bem-vindos. Daremos tratamento especial às paródias de professorinha quase-doutora Mikaela, jecona-fiz-que-não-vi Adriana e Cleiton-jubarte.

Tadinha


Tadinha
Tadinha, tadinha,
Tadinha de mim, tadinha.
Eu era nova, bem bonitinha,
Ganhei um beijo, um só, tadinha.
Agora eu vou, oh, tadinha,
Querer mais um, assim asinha.
Mas a hora, já passou!
Tadinha de mim, tadinha.
Tá rindo de mim? Sou feia assim?
Tadinha de sua mãezinha
Que deu um beijo e mais que um queijo...
E deu em você... Tadinha.
Não tive beijos, nem tive queijos,
Nem tive você!
Não sou coitadinha... Só tadinha.
Tadinha de mim, tadinha!
Belo Horizonte, 10 de março de 2004.
©Públio Athayde.

8 de abril de 2009

Reitores são favoráveis ao novo vestibular


O Ministério da Educação já conquistou a maior parte dos reitores das universidades federais para a ideia de unificar os vestibulares em torno de um Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ampliado e melhorado. Ainda não foi divulgado por nenhuma fonte o montante dos recursos despendidos no convencimento das magnificências, todavia, ficou acertada maior tolerância institucional com as melhorias dos apartamentos funcionais.
Depois de dois dias de reuniões em Brasília, os dirigentes já estão praticamente convencidos da necessidade de mudar o processo seletivo, mas ainda levantam três problemas: tempo, segurança e diferenças regionais. Para contornar essa situação, na Capital Federal ainda há boa provisão de malte envelhecido, damas de companhia e compromissos de reciprocidade. – Não são questões de todos os reitores, mas esses são os problemas que surgiram nos dois dias de conversas – revelou Alvaro Prata, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
As diferenças regionais são apontadas como o maior entrave na proposta do MEC e estão na base da resistência de algumas universidades, como as Federais Fluminense, do Rio Grande do Sul e de Goiás. Mas ficou acertado que as vagas das IESs públicas agora serão sorteadas pela Loteria Federal, pelos números das carteiras do Bolsa-Alimentação, por ordem de primogenitura obedecidas as reservas de 20% das vagas para os afro-oriúndos, 15% para os amerindiodecendentes, 24% para os LGBTS militantes e 13,4% para os trigêmeos siameses. Os WASPs deverão concorrer às vagas supranumerárias segundo o coeficiente de cianina nos olhos. Tudo isso, ponderado pelo coeficiente atingido pelo jovem no Super-Enem.
– Há uma preocupação de que vagas de universidades do interior terminem sendo todas ocupadas por alunos de fora, melhor preparados, especialmente nos cursos mais concorridos. Se pudéssemos oferecer 4 milhões de vagas, isso não seria problema. Mas a universidade federal é pequena – alertou Aloísio Teixeira, reitor da Federal do Rio de Janeiro. Como de resto é pequeno tudo que é federal, principalmente a moralidade.
Já Jesualdo Farias, da Federal do Ceará, diz não temer a invasão de estudantes de fora. Pois, indo como vai, logo haverá lugar para TODOS nas universidades... Já dobraram o número de alunos em poucos anos, se continuarem aumentando assim, logo haverá aulas nos estádios do país do futebol (será esse um objetivo da copa do mundo de 2014?). Quando todos tiverem diplomas acadêmicos, ganharão mais aqueles que não tiverem formado, pela lei de menor oferta de seus ofícios... Assim, as pessoas desejarão não entrar e terão que fazer concurso pra ficar de fora...
– Minha maior preocupação nesse momento é o cronograma. Teremos dificuldades para trabalhar este ano, especialmente se decidirmos manter uma segunda etapa – acrescentou.
Instituições pretendem adotar o sistema já em setembro
Algumas instituições, como a UFRJ, já planejam usar o Enem como uma primeira etapa e fazer uma segunda prova de seleção. Por isso, querem que o teste unificado seja realizado em setembro, um pedido que o ministério ficou de analisar, já que a prova com 200 questões tem um processo de correção demorado, pois os computadores de que o MEC dispõe para correção são 386 rodando DOS e o QI dos funcionários que corrigem as redações não passa de 25.
A questão da segurança da prova também preocupa. Apesar de, até hoje, não ter havido nenhuma violação de segurança em 10 anos de Enem, isso enquanto ele tinha muito pouca importância, mas os reitores lembram que, se houver problemas com a prova em uma cidade, serão cancelados os vestibulares de todo o país, com 3 milhões de candidatos. O ministro da Educação, Fernando Haddad, assegurou aos reitores que se pode usar, até mesmo a Polícia Federal para segurança, caso necessário. Com a garantia de que a PF instalará escutas nas salas de preparação e correção das provas, fica assegurado o sucesso dos apaniguados – ainda mais que os números distorcidos ficarão dissolvidos na enorme massa de concorrentes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Revisão de dissertção ou tese só na Keimelion.